Dicas para controlar melhor seu dinheiro

Controlar seu dinheiro ficará bem mais fácil depois que você conhecer todas as dicas desse artigo.

Boa leitura!

Controlar seu dinheiro para crescer na vida

 

Controlar seu dinheiro pode ser um exercício prazeroso, principalmente quando percebemos que estamos conseguindo juntar algum dinheiro para realizar nossos sonhos e planos para o futuro.

Geralmente a organização da vida financeira conduz a pessoa a encarar esses quesitos:

  1. Criar um orçamento detalhado
  2. Cortar gastos desnecessários
  3. Planejar o pagamento das dívidas
  4. Criar um fundo de reserva para emergências

Neste artigo você encontrará muitas dicas para ajudar você a controlar seu dinheiro, e também encontrará a descrição de algumas ferramentas úteis para tornar o controle mais fácil.

 

Confira nossas dicas para controlar seu dinheiro

 

BUSQUE INFORMAÇÃO

controlar seu dinheiro busca de informações

Existe muita informação principalmente na internet, que pode ajudar quem quer aprender a controlar melhor seu dinheiro.

Leia blogs sobre finanças pessoais, eles trazem matérias que podem despertar sua atenção e fazer você melhorar muitos de seus hábitos financeiros.

Além da nossa página Crescer na Vida também indicamos que você visite alguns desses blogs abaixo:

Quero Ficar Rico

HC Investimentos

Quero Investir Agora

 

USE UM APLICATIVO PARA TE AJUDAR NO CONTROLE

controlar dinheiro use um aplicativo

Existem diversos aplicativos para te ajudar a controlar seu dinheiro. Uma boa parte dele pode ser acessada de qualquer smartphone, e você pode fazer lançamentos no mesmo momento em que executa os pagamentos e recebimentos.

A vantagem de sistemas como esse é que eles te fornecem relatórios, gráficos, e comparativos te mostrando para onde seu dinheiro está indo e o que vai bem ou não com suas finanças de forma prática.

A maioria dos aplicativos possuem versões simples gratuitas e planos premium pagos, com funções extras e relatórios mais detalhados, mesmo as versões gratuitas podem ser um excelente meio de controle.

Confira algumas sugestões de aplicativos:

  1. Guia Bolso
  2. Manubia
  3. Zero Paper
  4. Organizze

 

COMECE A FAZER UMA RESERVA MENSAL

controlar seu dinheiro faça economia

Quando você começa a controlar seu dinheiro e ver para onde ele está indo, fica mais fácil começar a retirar uma porcentagem todo mês para compor uma reserva mensal.

Comece mesmo que seja com 5 % de sua renda, para despertar a atitude de poupar pergunte a si mesmo: “Se eu ganhasse 5% ou 10% a menos hoje eu conseguiria sobreviver?

Possivelmente a resposta é : claro que sim! Pronto encare isso como realidade e tire essa porcentagem todo mês para guardar.

Lembre-se sempre de pagar primeiro a você assim que receber qualquer dinheiro, só depois de tirar a porcentagem da reserva você usa seu dinheiro para outros fins, esse hábito fará de você um poupador de futuro.

MONTE UM FUNDO DE EMERGÊNCIA

controlar seu dinheiro economize

Quando começar a ter sua reserva e controlar seu dinheiro,  junte o equivalente a 6 meses de suas despesas e separe por precaução, caso ocorra uma emergência como ficar desempregado por exemplo, você pode resistir enquanto busca solução para adquirir outra ocupação ou fonte de renda.

 

FAÇA O POSSÍVEL PARA SE LIVRAR DO CARTÃO DE CRÉDITO

controlar seu dinheiro evite o cartão de crédito

Quem consegue controlar seu dinheiro e poupar, aprende a esperar, podendo evitar o uso do cartão de crédito,  preferindo negociar no dinheiro e inclusive conseguir descontos.

O dinheiro de plástico é uma cilada é deve ser usado somente em determinados casos e com muito cuidado.

Importante: Caso venha a usar o cartão, nunca pague apenas a fatura mínima, isso o inclui no rotativo e normalmente vira uma bola de neve de juros. Se precisar comprar pague sempre o valor integral da fatura.

QUITE SUAS DÍVIDAS

controlar seu dinheiro evite as dividas

Antes de fazer reserva é muito importante quitar suas dívidas, listar todas, renegociar, pagar por prioridade, busque informação sobre como quitar dívidas e controlar seu dinheiro, e mãos a obra.

Quando exercemos controle financeiro, é muito prazeroso ver as dívidas sendo quitadas aos poucos. Pague com alegria e cuide para nunca mais voltar a dever fora do planejamento.

Lembrando, existe dívida nociva e dívida sadia, com o estudo de finanças você perceberá que no controle as dívidas são aceitáveis sim, depende da dívida e da situação da pessoa.

ESTABELEÇA PRIORIDADES

controlar seu dinheiro estabeleça prioridades

Após controlar seu dinheiro você poderá saber se sua despesa é maior ou menor que suas receitas e reorganizar seus gastos por prioridades.

A prioridade número um deve ser quitar dívidas. caso não existam débitos a prioridade será criar reserva de emergência, antes de passar para o mundo dos investimentos.

 

 

APRENDA A INVESTIR

Conheça outras formas de investir dinheiro, a poupança não é mais o grande investimento da vida, rendendo hoje quase nada ou nada mesmo a depender da inflação.

Conheça mais sobre ações e Buy and Hold, tesouro direto, fundos imobiliários. abuse dos vídeos no youtube dá para aprender muito assistindo.

Deixe sua contribuição nos comentários, mostrando outros fatores que você considera importante para quem deseja começar a controlar melhor seu dinheiro.

 

Se você gostou de nosso artigo compartilhe se sentiu falta de algo comente abaixo e iremos complementar. Sua ajuda será muito importante.

Se você pensa em alcançar o sucesso trabalhando pela internet como eu faço com meu blog, clique no link abaixo e você saberá como é possível fazer isso tendo foco e trabalhando bastante.

Ganhe dinheiro online

 

 

 

Controlar seu dinheiro. Veja nossas dicas